Tensão lombar: aprenda a prevenir e tratar

A dor na lombar é uma situação da vida. Quase todos os indivíduos vão sofrer deste incômodo, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais causas de dor nas costas, seja dor profunda ou dor permanente, é a lombalgia.

O que é tensão lombar?

Uma série de músculos e articulações nas costas preservam os ossos da coluna vertebral no lugar. Você é capaz de fadigar esses músculos esticando bastante, a ponto de acarretar pequenos rasgões no tecido. Os músculos ficam enfraquecidos, assim sendo, eles não são capazes de realizar a tarefa de conservar a constituição óssea da coluna vertebral corretamente no local. A coluna encontra-se menos estável, ocasionando dor na coluna. E como os nervos da medula espinhal se alongam por todo o corpo, a dor pode dar-se em regiões diferentes.

O que origina a tensão lombar?

tensao-lombarMáximo esforço físico.
Queda
Inclinar ou agachar constantemente.
Levantar móveis pesados se você não estiver em forma.
A lombalgia também é capaz de ser causada por stress emocional, postura imprópria, excesso de peso, ou por continuar sentado na mesma posição por longos períodos de tempo. Mesmo uma tosse grave é capaz de gerar dor lombar.

 

Leve em consideração que a lombalgia não pode ser responsabilizada sobre toda a lombalgia. Existem muitas outras razões, como hérnia de disco, quebras, nervos apertados, artrite, infecções e tumores.

Sinais da tensão lombar

tensao-lombar Dores e inflexibilidade nas costas.
Dores nas nádegas e nas pernas, às vezes na parte posterior da coxa.
Dor que piora ao curvar ou esticar o corpo, tossir ou espirrar.
Uma vez que alguns sintomas de tensão lombar são iguais aos de enfermidades mais sérias, é essencial que o episódio seja examinado por um clínico.
Para diagnosticar a tensão lombar, o seu médico vai te dar um check-up completo. Você ainda é capaz de ter necessidade de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses exames a mais podem ser precisos caso sua dor não desapareça sozinha ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a lombalgia?

A lombalgia é capaz de ser uma lesão bem doída e angustiante. Porém a boa notícia é que a grande parcela dos casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a melhora, você deve:
Pôr gelo nas costas para diminuir a dor e o inchaço, logo que se ferir. Fazer isto no decorrer de vinte a trinta minutos a cada 3-4 horas por 2 a 3 dias. Você também pode pôr gelo nas costas após a prática física.
Aplique calor nas costas – todavia apenas após 2 a 3 dias do uso do gelo. Utilize calor em suas costas só após o inchaço inicial ter sumido. Você pode utilizar uma bolsa térmica ou, meramente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, caso seja recomendado pelo seu doutor. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a dor nas costas e a inflamação. No entanto, estes remédios são capazes de ter efeito contrário. Eles devem ser utilizados ocasionalmente, a menos que seu médico fale o oposto. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, às vezes, são precisos.
Se o seu médico propor, faça fisioterapia para aumentar a força da musculatura das costas. Não fique na cama ou sofá o tempo inteiro. Isso vai agravar a lombalgia.
Não interessa o que os indivíduos lhe digam, o repouso na cama não funciona. Os indivíduos costumavam pensar que o adequado tratamento para a dor lombar era deitar de costas até melhorar. Mas estudos mostram que isto não auxilia.

Qual a estimativa para a tensão lombar melhorar?

O tempo de restabelecimento depende da gravidade da tensão lombar. Episódios leves são capazes de ser solucionados em alguns dias, todavia pode levar semanas em episódios mais graves.

Como precaver a lombalgia?

Dado que a dor nas costas sumiu, seu médico, possivelmente, irá recomendar que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isto irá aumentar a força nos músculos das costas e vai deixar esses músculos mais vergáveis. Isso irá minimizar as probabilidades de você ter nova lombalgia no futuro. O médico irá poder indicar atividades de baixo impacto como nadar ou usar uma bicicleta ergométrica.
Não tente retornar ao seu nível antigo de exercitação física até:
Você conseguir se mover tranquilamente – com flexibilidade – como antes de se lesionar
Você não sentir dores no momento em que se curvar, torcer, andar, correr e saltar.
Caso você comece a se exercitar antes que sua lombalgia seja tratada, você pode acabar com dor nas costas crônica e lesão permanente.

 

Aqui estão muitas dicas a fim de auxiliar na prevenção da tensão lombar:

Caso você sinta dor nas costas ao longo da atividade física, pare.
Se você sentir dor nas costas um dia de intensificação do seu treinamento, espere poucos dias para mudar a ficha.
Exercite e alongue a musculatura das costas regularmente.
Evite dormir de bruços. Repouse de costas ou de lado e ponha uma almofada no meio das pernas.
Ao pegar alguma coisa pesada, encurve os joelhos, não na cintura.
Perca peso caso você esteja com quilos a mais.
Adote uma esplêndida postura. Sente-se em assentos retos, com as costas contra as costas da cadeira.