Aprenda a lavar as frutas e vegetais Nutrição Saúde  vegetais frutas

Aprenda a lavar as frutas e vegetais

Aprenda a lavar as frutas e vegetais

Ingerir uma dieta diversificada, contendo inúmeras frutas e vegetais, está entre as chaves da ótima saúde. Apesar disso, para se preservar com saúde, é ainda significativo convencer-se de que o produto que você obtém é seguro. Uma forma de fazer isto é certificar que as frutas ou vegetais que você utiliza tenham sido satisfatoriamente lavadas antes de descascar, cortá-las, ingerir ou preparar todas elas.

De que maneira as frutas e os vegetais contaminam-se

Aprenda a lavar as frutas e vegetais Nutrição Saúde  vegetais frutas   Ainda que a maioria dos consumidores compreenda que os produtos derivados da carne necessitam ser convenientemente tratados para prevenir disseminação de enfermidades, muitos não compreendem que frutas e vegetais podem gerar inclusive danos à saúde caso não sejam manuseados e armazenados adequadamente.

Nos últimos anos, frutas e vegetais infectados têm sido responsáveis por diversos aparecimentos de doenças disseminadas por esses produtos. Algumas das maneiras pelas quais as frutas e vegetais são capazes de se infectar incluem: elementos desfavoráveis presentes no solo ou na água durante a fase de desenvolvimento do vegetal; higiene ruim entre trabalhadores no decorrer da safra, empacotamento e carregamento.

De que jeito lavar frutas e verduras

Principie preferindo o item sem amassado, bolor ou outros vestígios de danos. Caso você esteja comprando produtos industrializados, averigue se eles foram refrigerados ou congelados no hipermercado. Depois, em sua moradia, conserve as frutas e verduras que podem estragar no refrigerador até estar pronto para usá-los.

Higienize suas mãos por 20 segundos com sabonete e água morna antes e depois de manusear produtos frescos. Empregue uma faca afiada para cortar qualquer área avariada ou ferida da fruta ou verdura. Limpe o alimento antes de tirar sua casca. Desta forma, os contaminantes não serão passados de sua faca para eles. Segure as frutas ou vegetais embaixo da água da torneira, esfregando-as calmamente enquanto você a molha.

Para produtos com cascas grossas, como melões e abóboras, empregue uma escova limpa para esfregar a superfície ao passo que você enxaguar. Itens com superfícies assimétricas, como couve-flor e brócolis, têm de ser embebidos de 1 a 2 minutos em água fria para remover contaminantes. Use um pano higienizado ou uma toalha de papel para secar o produto antes de usá-lo.

Como lavar verduras de salada

Aprenda a lavar as frutas e vegetais Nutrição Saúde  vegetais frutas   Saladas verdes requerem atenção especial. Primeiro, jogue fora as folhas exteriores murchas. Depois, ajeite e limpe as folhas verdes consoante o aconselhado para cada estilo. Para as alfaces frondosas, como a folha de verde ou roxa e a americana, tire e descarte a ponta da raiz. Isole folhas e as conserve sob água corrente gelada para remover qualquer sujeira.

Para folhas verdes menores, como espinafre e rúcula, ponha-as em uma tigela ou uma pia limpa cheia de água fria por cerca de meio minuto. Tire as folhas e balance suavemente para deixar a sujeira e outros resíduos caírem na água. Repita o processo, se necessário.

Dicas: Nunca use sabão ou detergentes ao higienizar as verduras. Você não precisa procurar uma saída incomum para higienizar frutas e verduras. Água limpa e corrente é o suficiente. Limpe todos os produtos antes de usar, ainda que você vá cortá-los-los. Qualquer impureza e germes no lado externo de produtos não lavados podem ser transmitidas da faca para as frutas ou vegetais.

Mesmo frutas e vegetais orgânicos, tal como os feitos a partir de sua horta pessoal ou mercados de cultivadores locais, carecem de ser bastante limpos.

Deixe uma resposta